CARTA AOS CANDIDATOS E CANDIDATAS APROVADOS NO VESTIBULAR DA LICENCIATURA INDÍGENA 2022 – UFSC

18/03/2022 09:25

Florianópolis, 17 de março de 2022.

Caros candidatos e candidatas aprovados para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, sejam muito bem-vindos e muito bem-vindas!

É com grande alegria que recebemos sua aprovação para compor nossa terceira turma do curso e a primeira após sua aprovação de forma regular na UFSC. Gostaríamos de enfatizar a importância de sua presença nesta universidade neste momento histórico e oferecer nossas boas-vindas com os braços e os corações abertos para que juntos possamos trilhar estes próximos quatro anos com muito respeito, sabedoria, coragem e força.

O curso de licenciatura intercultural indígena da UFSC foi se transformando desde sua primeira edição, quando era financiado por um programa externo (PROLIND/MEC), até agora, momento em que conquistamos nossa completa institucionalização nesta universidade, contudo momento também em que não contamos mais com verbas externas para sua realização. Tais mudanças se por um lado nos causam orgulho pela importância e reconhecimento que a UFSC tem nos oferecido com a aprovação deste curso, por outro nos apresentam enormes desafios em sua continuidade, a fim de oferecer um curso de qualidade, (inter)culturalmente específico, acolhedor à diversidade e inspirador de tantas maneiras – com os poucos recursos que nossa universidade possui neste momento em que estamos vivendo, frente à enorme corte de verbas à educação pública e à pesquisa no Brasil. Mas temos a certeza que, mesmo com muitos obstáculos pela frente, nosso sonho de uma universidade plural e nossa vontade compartilhada de fazer parte desta história de luta e conquista, trilhada há muito por sábios, lideranças e acadêmicos indígenas  e não indígenas muito antes de nós.

Para iniciar esta caminhada precisamos estar atentos a alguns passos desta etapa:

ATENÇÃO PARA A MATRÍCULA

É importante se atentar aos dias de matrícula e aos documentos necessários conforme constam abaixo e nas páginas: https://licenciaturaindigena2022.ufsc.br/ e https://licenciaturaindigena.ufsc.br/

Dias de matrícula – 1ª Chamada – 21/03/2022 a 07/04/2022

Documentos necessários:

• declaração negativa, assinada, de matrícula simultânea em outro curso de graduação da UFSC ou em outra instituição pública de ensino superior (em anexo à Portaria de matrícula e na página do curso );
  • documentos de identificação (RG e CPF) com os quais se inscreveu no Vestibular UFSC/2022/Licenciatura Intercultural Indígena;
  • certificado e histórico escolar do ensino médio ou equivalente ou diploma de ensino superior;
  • declaração de pertencimento a uma comunidade indígena, assinada pelo cacique da respectiva aldeia ou terra indígena e pelo aluno (em anexo à Portaria de matrícula e disponível na página licenciaturaindigena.ufsc.br);
  • atestado de vacinação contra rubéola (para candidatas do sexo feminino até 40 anos – Lei nº 10.196/1996/SC);
  • comprovante de vacinação contra a Covid-19 (serão aceitos como comprovante o certificado de vacinação emitido pela plataforma ConecteSUS ou “comprovante/caderneta/cartão/passaporte de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação por instituição governamental brasileira ou estrangeira, com dados legíveis e correta identificação do portador – candidatos com contraindicação para a vacina contra COVID-19 deverão apresentar atestado médico justificando a contraindicação, com informações médicas precisas a esse respeito – Resolução Normativa 103/2022/CGRAD).

Caso os documentos não estejam autenticados deverão os originais ser apresentados para conferência na Coordenadoria de curso, quando da retomada das atividades presenciais na UFSC, em 25/04.

Toda matrícula será online e quem tiver dúvidas pode nos escrever que podemos ajudá-los:

Email da secretaria –

Telefone da secretaria 3721-2600 (atendimento presencial toda quarta das 08 às 12 ou com agendamento prévio)

Whatsapp 48-996087565

Faremos plantões presenciais na secretaria para ajudá-los na matrícula nos dias 21/03, 30/03 e 06/04 – das 08 às 12 e das 14 às 16.

Não percam os prazos!!

Atenciosamente,