A UFSC é Território Indígena: diga ao povo que avance!

07/06/2023 10:48

A criação, manutenção e fortalecimento da presença indígena na UFSC, especialmente através de um curso específico e diferenciado como a Licenciatura Intercultural Indígena, é uma conquista. Levando em consideração todo o esforço da UFSC no processo de institucionalização e fortalecimento do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica nos últimos 11 anos e o impacto positivo que o curso tem dado à Universidade, aos Povos Indígenas do Sul e Sudeste do Brasil e à sociedade como um todo, nosso encontro no Ministério dos Povos Indígenas visou buscar apoio para que possa ser efetivado com urgência um programa de estruturação do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, com um pacote de cotas de vagas para docentes e técnicos, com o aumento da verba PROLIND do curso, equiparada ao número de alunos efetivamente matriculados, e com suplemento de recurso para melhoria de infraestrutura física e programa de permanência para os estudantes indígenas.

Com a importante presença da Chefa do Gabinete, que foi professora e coordenadora do curso de Licenciatura Indígena da UFSC, assim como de Ana Patté, Assessora Parlamentar, também egressa de nosso curso, a comitiva dos estudantes indígenas Laklãnõ Xokleng, Guarani e Kaingang, junto com suas lideranças, com a PROAFE, Sra. Iclícia Viana, e com a coordenação do curso, Profa. Dra. Juliana Salles Machado, contou aos representantes do MPI as dificuldades que o curso vem passando e o empenho da UFSC em construir políticas institucionais para os estudantes indígenas, que garatam sua permanência com especificidade dentro da universidade. Além destes temas, foram abordadas importantes pautas de combate ao racismo aos povos indígenas na Universidade, saúde indígena dentro da UFSC e planejamentos de ampliação da presença indígena com qualidade e especificidade.

Reunião UFSC no MPI – Encontro de estudantes, coordenação do curso, pró-reitoria de ações afirmativas e equidade e lideranças Laklãnõ-Xokleng, Kaingang e Guarani reunidos no Ministério dos Povos Indígenas.

06/junho
10:00 – Reunião Interministerial com Sra. Jozileia Daniza Kaingang, chefe de gabinete, MPI

Participantes:
MPI: Sra. Jozileia Daniza Kaingang, chefe de gabinete
MPI: Ana Patté, Assessora Parlamentar
MPI: Sr. Prof. Dr. Eliel Benites, Diretor do Departamento de Línguas e Memória
MPI: Sra. Profa. Dra. Altaci Rubim Kokama, Articulação de Políticas Educacionais para população originária
UFSC: Sra. Iclícia Viana, coordenadora COEMA/PROAFFE
UFSC: Sra. Profa. Dra. Juliana Salles Machado, coordenadora curso Licenciatura Intercultural Indígena
UFSC: Representantes discentes do curso de LII/UFSC: Sr. Edison Rodrigo Pinheiro da Silva e Sra. Suzane Benites
UFSC: Conselho de Lideranças Indígenas do curso de LII/UFSC: Sr. Adilson Policeno, Sr. Leonardo da Silva Gonçalves e Sr. Tukun Gakran
UFSC: Estudantes do curso de LII/UFSC