Vivenciar, ouvir, perceber, aprender, comunicar, trocar

23/02/2023 10:13
A turma do curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (LII) visitou na manhã de 15 de fevereiro de 2023 o Ponto de Cultura Aldeia Indígena Goj Ty Sá.
Em língua kaingang a denominação Goj Ty Sá significa água salgada, numa expressiva referência ao mar, uma vez que as famílias são procedentes de áreas indígenas situadas no oeste do RS, SC e PR, distantes, portanto, do Oceano Atlântico.
O local é conhecido no município de Florianópolis como Terminal de Integração do Saco dos Limões (TISAC), que ora abriga mais de trinta famílias Kaingang.
A expectativa de muitos anos de ocupação é a construção da Casa de Passagem, fundamental para servir famílias indígenas que necessitam de um local seguro e acolhedor na Ilha de Santa Catarina para variados motivos, dentre eles tratamento de saúde e venda de artesanato.
A turma da LII foi bem recebida e ouviu  atentamente o relato da liderança Sadraque Lopes quanto à luta para essa conquista, esse direito e teve a oportunidade de ver as condições de moradia das famílias. Seus representantes discentes acentuaram a solidariedade em defesa da Casa de Passagem, com a criação de Posto de Saúde e escola.
Tratou-se de uma saída de campo oportuna e profícua à formação de professores indigenas Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng da UFSC.
Disciplina:
Fundamentos da Educação: teoria e práticas de ensino-aprendizagem na diversidade.
Docentes responsáveis:
Maria Dorothea Post Darella
Sandor Fernando Bringmann