2019

11/03/19: Aula inaugural com o antropólogo indígena Ava Guarani Kaiowá Tonico Benites, intitulada “A antropologia diante da violação dos direitos indígenas: perspectivas e desafios no atual projeto de nação brasileira”. O evento contou com a participação da liderança indígena Guarani Mbya KerexuYxapyry como debatedora.

20 e 21/03/19: Seminário Qualificação dos Projetos de Pesquisa e Ação e Conclusão, no qual os alunos apresentaram o andamento de suas pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, no contexto da disciplina Projeto de Pesquisa e Ação.

13/05/19: Roda de Conversa – “Terra e Vida: a luta pela reconquista do território Laklãnõ-Xokleng”,  contou com a participação dos anciãos e lideranças indígenas: João Patté, Isabela Patté e Patté Uvanhecu Patté Filho. Além da Roda de conversa, os anciões participaram de outras atividades acadêmicas durante toda a primeira semana da etapa.

21/05/19: Seminário Qualificação dos Projetos de Pesquisa e Ação e Conclusão de Curso.

10 a 12/06/19: A coordenadora do curso, Profa. Evelyn Schuler Zea e a coordenadora pedagógica, Joziléia Schild participaram da Reunião com representantes indígenas, coordenadoras e coordenadores do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciaturas Indígenas – PROLIND e da Ação Saberes Indígenas na Escola – ASIE, de Universidades Estaduais, Universidades Federais e Institutos Federais de todas as regiões do Brasil em Goiânia.

03 a 05/07: Os alunos da LII participaram do 3º Congresso Internacional dos Povos Indígena da América Latina- CIPIAL, em Brasília, apresentando trabalhos em suas áreas de pesquisa.

09/07/19: “Políticas Públicas em Foco: conversa com egressos da licenciatura Indígena da UFSC” que contou com a participação dos alunos da primeira turma LII Keli Regina Popó (Laklãnõ-Xokleng), Getúlio Narsizo (kaingang) e Davi Martins (Guarani Mbya), com a apresentação de Clarissa de Melo e Maria Dorothea Post Darella como debatedora.

11/07/19: Homenagem a Dona Rosa Mariani Cavalheiros – PotyDja orquestrada por Geraldo Moreira Okenda. A AACC constituiu-se de roda de cantos, conversa e exibição de imagens e vídeo de Alberto Alvares.

13/09/19: Apresentação de vídeos e livros da Ação Saberes Indígenas na Escola, Núcleo SC, com participação da equipe ASIE/UFSC e alunos do Curso que também participam da ASIE, no dia 13 de setembro de 2019.

04/11/19: Foi realizada visita às Fortalezas da Ilha, com atividade de discussões no local a respeito da ocupação e história indígena.

06/11/19: Palestra com debate intitulada “Educação Indígena diferenciada: avanços, desafios e propostas”, com a participação de Edson Kayapó, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais do IFBA na UFSC.

07 e 08/11/19: II Seminário de Línguas Indígenas do Sul da Mata Atlântica: Guarani, Kaingang e Laklãnõ/Xokleng, nos dias 7 e 8 de novembro. O seminário foi apoiado também pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e pelo grupo de pesquisas de Políticas Linguísticas Críticas/UFSC. O seminário abordou a importância do estudo e da pesquisa em línguas indígenas para a manutenção da pluralidade cultural e discursiva dos grupos falantes dessas línguas. O seminário celebrou também o Ano Internacional das Línguas Indígenas (International Yearof Indigenous Languages – IYIL2019), conforme definido pela UNESCO. Além da participação de acadêmicos do curso, o seminário teve a participação de Namblá Gakran (Laklãnõ-Xokleng – doutor em Linguística Xokleng), Márcia Nascimento (Kaingang – doutora em Lingüística Kaingang), Joana Vangelista Mongelo (Guarani – PGET/UFSC e egressa da primeira turma), Hyral Moreira (Guarani – advogado e cacique da TI Mbiguaçu/SC), Silvana Aguiar dos Santos e Ricardo Nascimento.

11/11/19: Fogueira de Gênero, com o intuito de debater questões relacionadas a gênero.