2016

09/06/2016: Brasil hoje: o que tem o momento político atual a ver com a minha terra, meu povo, comigo?Palestras seguidas de discussão. Palestrantes: Orivaldo Nunes Júnior “Uma avaliação do momento político atual em relação aos povos indígenas no Brasil” e Joziléia DanizaJagso I. J. Schild “A conjuntura Política atual e os Povos Indígenas”.

16/06/2016: Proteção ao meio ambiente e licenciamento ambiental, palestra com a procuradora da república Analúcia de Andrade Hartmann, visando oferecer subsídios sobre direitos ambientais, em atendimento à Lei 9795, de 27 de abril de 1999 (Política Nacional de Educação Ambiental).

21/07/2016: Por que formar professores? Os desafios do projeto político pedagógico. Com o objetivo de refletir sobre a importância do Projeto Político Pedagógico na formação de professores. A atividade contou com uma palestra do prof. Alberto Brunetta (MEN/CED) seguida de uma apresentação sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso Licenciatura Intercultural Indígena do sul da Mata Atlântica.

27/07/2016: Cine Debate: Índio Cidadão de Rodrigo Siqueira. Exibição do filme e debate conduzido pela antropóloga Joziléia Daniza Jagso Inácio Jacodsen Schild e pela psicóloga Iclícia Viana com o objetivo de discutir a realidade contemporânea dos povos indígenas hoje no país, as demandas, lutas e o movimento indígena nacional, bem como, perceber a evolução do movimento dos povos indígenas com a conquista de direitos e os retrocessos da política atual.

10/10/2016: Experiências de Formação de Professores Indígenas: México e Brasil.A Atividade consistiu em mesa redonda com os seguintes participantes: Rogério Correia da Silva, professor da Faculdade de Educação da UFMG, que apresentou a palestra “A experiência da FIEI – Licenciatura em Formação Intercultural de Educadores Indígenas da UFMG” e Julieta Briseño Roa, doutoranda no Departamento de Investigaciones Educativas (DIE) no México, que abordou “A experiência de formação de professores para as Secundarias Comunitárias Indígenas”.

14 e 15/10/2016: Seminário Mapa Yvyrupa: Cartografia Digital do Território Guarani.Apresentação do Mapa Yvyrupa: plataforma interativa que tem como intuito sistematizar e disponibilizar informações sobre a situação territorial dos povos Guarani. No evento, foram divulgados dados sobre a ocupação guarani no Sul e no Sudeste do Brasil organizados ao longo das últimas décadas pelo Centro de Trabalho Indigenista, de maneira colaborativa com parceiros que atuam nessas regiões, o que inclui a UFSC, e com a Comissão Guarani Yvyrupa (Parceria com o CTI).