Nota de Pesar

29/09/2020 18:26

Homenagem a ZILDA PRIPRÁ, nossa ZILDA, falecida hoje, 29 de setembro de 2020.

 

A equipe de coordenação da Licenciatura Indígena da UFSC sente-se triste, desolada, comovida, consternada, sem palavras e também solidária.

Zilda passou no vestibular de 2010 e foi acadêmica da primeira turma deste curso, formada em 2015. Sempre presente e ativa, aguçava seus conhecimentos laklãnõ-xokleng, os dos colegas e docentes. Imprimia ritmo e criatividade aos dias letivos na UFSC, por vezes tão intensos.

Deixava sua família no Alto Vale do Itajaí – Terra Indígena Laklãnõ – e juntamente com sua irmã Lalan, colega de classe, trazia a vontade e a garra de apurar e qualificar ainda mais sua formação e atuação como professora-pesquisadora.

Zelava ao bom desenvolvimento das disciplinas e do curso, pois tinha consciência de sua importância e centralidade não apenas ao seu povo, mas também aos Guarani e Kaingang, bem como à própria Universidade.

Zilda está presente e deixa pesar, além de saudades. Acompanha os demais colegas que já partiram anteriormente, com os quais também aprendemos e compartilhamos a bela e desafiadora caminhada deste curso de graduação: Natalino (Kaingang), Eduardo e Maria Cecília (Guarani), Aristides e Marcondes (Laklãnõ-Xokleng).

 

Que estejam em PAZ.

Que suas famílias sintam ORGULHO e PAZ.

 

Equipe de coordenação da Licenciatura Indígena da UFSC.