INFORMES SOBRE A ETAPA DE 15 A 26/05/18

09/05/2018 15:33

Vocês estão sendo aguardadas/os pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA para a segunda etapa do TEMPO UNIVERSIDADE, do semestre 2018-1. Seguem abaixo algumas informações importantes:

Período: as aulas terão início no dia 15/05 às 08 horas e término no dia 26/05 às 17 horas.

A viagem e a chegada serão no dia 14/05, segunda-feira. As/os alunas/os que chegarem a Florianópolis apenas no dia 15 de maio devem se dirigir ao refeitório do alojamento, onde será feita a recepção, o acolhimento para esta etapa.

– Antigo prédio do Grêmio da Prefeitura Universitária da UFSC, espaço para 30 pessoas em sala única com beliches e divisórias de tecido, disponibilidade de banheiros e chuveiros;

– Antigo prédio do Departamento de Segurança (DESEG), junto à Prefeitura Universitária da UFSC: espaço para 10 pessoas em quartos separados, com dois sanitários com chuveiros. Atenção: esse espaço é prioridade de mães/pais com crianças.

• Itens para o bem estar: roupas (a temperatura nessa época na Ilha de Santa Catarina varia de 21 a 29 graus, em média), material de higiene pessoal, remédios de uso contínuo (a Licenciatura Indígena não pode comprar ou oferecer medicamentos aos/às estudantes e crianças).
  • Alimentação para o trajeto das aldeias até a UFSC, especialmente no caso das aldeias mais distantes.

Será oferecido café da manhã no alojamento e almoço e jantar no Restaurante Universitário. Qualquer gasto extra é responsabilidade das/os acadêmicas/os.

Como é de conhecimento, a UFSC aceita a vinda de crianças com até 5 anos, filhos/as dos/as acadêmicos/as da LII. Mas, será necessário que os pais/mães assinem um termo assumindo a inteira responsabilidade sobre a guarda das crianças.

O projeto de extensão “Esse lugar também é seu”, coordenado pela educadora Dalânea Cristina Flôr, terá continuidade durante a etapa.

Nesta etapa, a UFSC está providenciando o transporte das respectivas aldeias até a Universidade e retorno. Haverá ônibus para o transporte das/os alunas/os Kaingang e Laklãnõ-Xokleng, e reembolso de combustível e/ou ônibus de linha para os alunos Guarani.

ATENÇÃO: o trajeto da residência até o ponto de passagem dos ônibus é responsabilidade da/o acadêmica/o.

Itinerários de ônibus:

Laklãnõ/Xokleng (Empresa Edtur)

Dia: 14/05/18

Ponto 3: escola EIEB Vanhecu Patte da aldeia Bugiu

Saída por Dr. Pedrinho.

Kaingang (Empresa Roquetur)

Dia: 14/05/18

06:00h – município Miraguaí, em frente à rodoviária;
07:20h – município de Santo Augusto, escritório da Funai, centro;
09:00h – município de Palmeira das Missões, em frente à Polícia Rodoviária Federal;
09:40h – município de Ronda Alta (comunidade Alto Recreio), na parada de ônibus;
11:30h – município de Nonoai, escritório da Funai;
Os alunos Domingo Hugo de Oliveira, Darci da Silva, Jovani Gonçalves, Floriano da Silva, Rosinha de Oliveira e Jaciane Fideles devem retirar suas passagens nos guichês das empresas de transporte rodoviário na rodoviária de suas cidades, conforme orientações já encaminhadas por email. Lembramos que o percurso da Rodoviária de Florianópolis até o alojamento da UFSC é de responsabilidade da/o aluna/o.