ETAPA TEMPO UNIVERSIDADE – 10 A 22/07/2017

05/07/2017 14:30

Florianópolis, 05 de julho de 2017.

Circular nº 02/LII/2017

Para: acadêmicos/as da LII/UFSC

Assunto: Informes sobre a etapa de julho de 2017

Vocês estão sendo aguardadas/os pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA para a terceira etapa do TEMPO UNIVERSIDADE, do semestre 2017-1. Seguem abaixo algumas informações importantes:

Período: as aulas terão início no dia 10/07 às 8 horas e término no dia 22/07 às 17 horas.

A viagem e a chegada serão no dia 09/07, domingo. As/os alunas/os que chegarem a Florianópolis apenas no dia 10 de julho devem se dirigir ao Miniauditório do CFH, no Bloco B, onde as aulas acontecerão.

– Antigo prédio do Grêmio da Prefeitura Universitária da UFSC, espaço para 30 pessoas em sala única com beliches, disponibilidade de banheiros e chuveiros;

– Antigo prédio do Departamento de Segurança (DESEG), junto à Prefeitura Universitária da UFSC: espaço para 10 pessoas em quartos separados, com dois sanitários. Estamos providenciando a instalação de chuveiro. Atenção: esse espaço é prioridade de mães/pais com crianças.

• Itens para o bem estar: roupas (a temperatura nessa época na Ilha de Santa Catarina varia de 10 a 24 graus, em média), material de higiene pessoal, remédios de uso contínuo (a Licenciatura Indígena não pode comprar ou oferecer medicamentos aos/às estudantes e crianças).
  • Alimentação para o trajeto das aldeias até a UFSC, especialmente no caso das aldeias mais distantes. ATENÇÃO: não há recursos para pagamento de jantar durante a viagem.
  • ATENÇÃO: essa época do ano faz muito frio! Não se esqueçam de trazer seus cobertores. Quem preferir dormir em barraca de camping poderá trazer para montar no espaço do grêmio.

Será oferecido café-da-manhã na Casa dos Escoteiros e almoço e jantar no Restaurante Universitário. Qualquer gasto extra é responsabilidade dos/as acadêmicos/as.

Como é de conhecimento, a UFSC aceita a vinda de crianças com até 5 anos, filhos/as dos/as acadêmicos/as da LII. A partir desta etapa, será necessário que os pais/mães assinem um termo assumindo a inteira responsabilidade sobre a guarda das crianças.

O projeto de extensão “Esse lugar também é seu”, coordenado pela educadora Dalânea Cristina Flôr, terá continuidade nesta etapa.

Nesta etapa, a UFSC está providenciando o transporte das respectivas aldeias até a Universidade e retorno. Haverá ônibus para o transporte das/os alunas/os Kaingang e Xokleng, além de carros menores para o transporte das/os alunas/os Guarani, conforme itinerário abaixo.

As/Os alunas/os residentes no Rio Grande do Sul devem se informar junto a sua regional da FUNAI (instituição parceira do curso), para organização dos pontos de passagem do ônibus contratado pelo curso.

ATENÇÃO: o trajeto da residência até o ponto de passagem dos ônibus é responsabilidade do/a acadêmico/a.

Itinerários de ônibus e carros:

Guarani

Destino: UFSC

Um carro da empresa RENASCER apanhará as/os alunas/os residentes em aldeias no município de Biguaçu: saída da aldeia Amaral às 17h, passando pelo Bambuzal e, por último, aldeia M’Biguaçu.

Um carro da empresa Andrey Transporte Executivo fará o transporte dos alunos de Tekoa Marangatu, saída às 14h, passando depois em Massiambu.

Laklãnõ/Xokleng (Empresa Edtur)

Ponto 3: escola EIEB Vanhecu Patte da aldeia Bugiu

Saída por Dr. Pedrinho.

Kaingang (Empresa Roquetur)

06:00h – município Miraguaí, em frente à rodoviária;
07:20h – município de Santo Augusto, escritório da Funai, centro;
09:00h – município de Palmeira das Missões, em frente à Polícia Rodoviária Federal;
09:40h – município de Ronda Alta (comunidade Alto Recreio), na parada de ônibus;
11:30h – município de Nonoai, escritório da Funai;
Os alunos Domingo Hugo de Oliveira, Darci da Silva, Tiago Timóteo e Jaciane Fideles devem retirar suas passagens nos guichês das empresas de transporte rodoviário na rodoviária de suas cidades, conforme orientações já encaminhadas por email.